segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Poderia a Arca de Noé ter existido segundo a Ciência moderna ?

B"H

Sobre a Arca de Noé...

A crença de que a Arca de Noé poderia ter existido não é essencial para um Bnei Noach. Mas a crença de que existe sim um Criador, é.

Porém, é desejavel que haja

crença de que a Torá (Biblia/Antigo Testamento) é verdadeira, e é a palavra do Eterno [D-us].

Apesar de as leis para os filhos de Noé serem basicamente racionais, não exigindo para tanto crença ou dogma, como já foi apontado em outros posts, sua origem, na verdade, apesar de seu texto explicito não constar da Biblia, é DIVINA.

Mas, na linha em que as pessoas comuns

gostam de prosseguir, gostaria de comentar o texto de um jornalista sobre a possibilidade de a arca de Noé ter existido (do ponto de vista da ciencia moderna), e qual foi o seu grau de dificuldade.

De Jeremy Bowen, Apresentador da Arca de Noé

[Pôde] Noé realmente construir uma arca?

Na Bíblia, consta que D-us diz a Noé para que ele construisse uma arca e colocasse um casal de cada espécie de animal (mais no caso de animais considerados puros pela Torá) antes de uma grande inundação viesse ao mundo.
É amplamente considerado [or muitos, descrentes] como [sendo] um mito, mas [em que condições] poderia ser [considerado] verdade [levando-se em conta a grandiosidade envolvida no empreendimento] ?

A história de Noé e [de] sua Arca é uma das que se enraizam nas mentes das crianças e nunca é esquecida.

D-us avisou Noé - o único homem bom num mundo cheio de corrupção e violência - a fim de se preparar para um grande dilúvio. Com seus filhos, ele construiu uma grande arca e os animais marcharam em dois a dois (exceto os puros, que eram em numero maior). Até o momento em que a chuva começou a cair, Noach estava pronto. A arca foi um refúgio [que serviu] até que as águas desceram, deixando Noé e sua familia no alto e seco, sobre o monte Ararat.

Há muitos problemas [técnicos, ao olhar do homem moderno em relação] com esta história.

Se a história for tomada literalmente [seguindo o curso natural/ou da natureza], teria levado 35 anos [estimadamente] para que Noé e sua família embarcasse os pares de cada animal da Terra. E uma inundação que envolvesse a Terra teria deixado uma assinatura [perceptivel] para os geólogos - porém [alega-se que] nenhuma foi encontrada.

Mas é possível construir uma versão muito mais credível da história baseada em uma outra leitura da Bíblia, sobre as fontes de antigo babilônico que antecedem o livro de Gênesis, e sobre arqueologia e da ciência.

Para os descrentes, ainda segundo a ciencia...
A forma tradicional da Arca de Noé [para os descrentes] vem da imaginação dos artistas do século 19 [pois ela consta, com suas medidas claras, no livro de Genesis].

Teria tido cerca de 450 pés de largura, e os especialistas dizem que teria [se] despedaçado.

Mesmo que tal façanha da engenharia naval tinha sido possível, há cerca de 30 milhões de espécies de animais em todo o mundo. Para que tantas criaturas, uma frota de arcas enorme teria sido necessário.

Os geólogos também [querem] provar que não há água suficiente no mundo para cobrir todos os continentes.

[Comofoi dito anteriormente,] carregar 30 milhões de espécies de animais [SEM A AJUDA DIVINA] teria levado [PELO MENOS] 35 anos.

Mas só porque os detalhes desta história familiar [a priori, segundo a nossa ciencia atual] não batem, deveriamos virar as costas a Noé e sua arca ?

Teriamos que esquecer a idéia de que um barco tão grande [que] transportaria todos os animais conhecidos existiu, e que veio descansar no Monte Ararat, na atual Turquia, e que uma inundação cobriu toda a Terra [?]

Em 1851, arqueólogos britânicos descobriu centenas de tabletes de argila, durante escavação na antiga Babilônia.

Vinte anos depois o assistente George Smith do British Museum tornou-se a primeira pessoa a lê-los. [Neles,] ele descobriu a história de Gilgamesh, na qual haviam fortes semelhanças com a de Noach.

[Segundo esta epopéia,] ele foi visitado por grandes "deuses", que decidiram que não [somente] haveria um grande dilúvio, [mas como] disseram-lhe para fazer um barco e levar em si o germe de todos os seres vivos.

Outros textos do Iraque foram descobertas, mostrando [que] a história surgiu na Mesopotâmia. E em 1930 as provas concludentes de uma grande inundação na região cerca de 5.000 anos atrás - o tempo da história de Noé - foram encontradas.

Centros comerciais

O que sabemos da cultura do que é hoje o Iraque oferece o primeiro vislumbre da figura da vida real históricas por trás [da história].

Noé poderia ter sido rei de uma cidade chamada Shuruppak. Ele teria tido um kilt, uma cabeça raspada e olhos make-up, como as figuras retratadas em obras de arte criadas no que era então conhecido como Suméria.

A epopéia de Gilgamesh, diz que Noé possuia prata e ouro, em seguida, a moeda dos ricos comerciantes, sugerindo que ele era um empresário.

Esta história [não biblica] poderia ser [coincidente de alguma forma] com a escrita por nosso mestre, Moises, que escreveu o livro de Gênesis [por inspiração divina], cerca de 2.000 anos mais tarde ?

Em vez de construir uma arca para sobreviver a um dilúvio, ele tem mais chances de ter construído barcos para o comércio de mercadorias, como cerveja, grãos e animais. [Hipotese está contestavel para o Religioso Instruido, uma vez que se tem noticias que a Arca teria sido construido EM PLENO SECO !].

Todos os grandes centros comerciais da época estavam no rio Eufrates e era mais barato para movimentar mercadorias por água do que terra. Os sumérios foram capazes de construir barcaças de 20 pés de comprimento, e arqueólogos marinhos não encontraram restos ou inscrições de embarcações maiores.

Mas eles acreditam que eles teriam tido a tecnologia para ter construído uma série de barcas e os usou como pontões em que um barco muito maior, ou arca, poderia ter sido construído.

[As frustraveis hipoteses de uma] tempestade ...

Partes do Eufrates eram apenas navegáveis em determinadas épocas do ano, quando as águas eram profundas o suficiente para barcos de grande porte.
...
Quando ouvi pela primeira vez na história, como poderiam deixar de reconhecer o seu poder moral, que, se a humanidade está aquém das leis de D-us, há um preço terrível a ser pago [!].

Atrás dessa mensagem moral reside uma das maiores histórias do mundo.

E por trás dessa história, podemos vislumbrar apenas um homem real, um barco real e uma verdadeira aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário